sexta-feira

Eu não sou mãe.
É provável que eu nunca seja (digo 'provável' porque tenho uma capacidade de mudar radicalmente de convicções, que até a mim assusta). Mas, por enquanto, eu olho para minha vida e a vejo seguindo mais a contento sem nenhuma criança.
Mas eu estou cada vez mais cercada de amigas e casais com filhos. Receber a notícia de que 'Fulana está grávida' já deixou de causar surpresa (no começo me assustava). Virou rotina, quase. Fico só aguardando as próximas...! (rs)
Fora isso, eu trabalho com crianças há anos, o que me dá alguma familiaridade com o assunto, embora eu não tenha a menor ideia do que é estar com uma dentro da minha vida.
Mas eu sei que (e ninguém precisa ser mãe ou pai para saber isto - e por isto esta deve ser a decisão mais bem pesada de toda a existência de cada pessoa sobre a Terra), a chegada de um filho é uma morte e um renascimento.
Nada, nunca mais, será como antes. E para esta afirmação não ser apenas mais um chavão batido, eu precisaria de uma disposição e poesia tamanhas que agora eu não me sinto capaz de produzir. Então me contento em apenas repetir: ao receber um filho, a sua vida NUNCA MAIS será a mesma.
Mas eu tenho achado que às vezes as mães e pais que, em alguma instância, escolheram por isto (mesmo nos casos de "ops! aconteceu um acidente!") não se conformam com tal fato supremo. E aí...
... aí é muito sofrido.
Para todo mundo.
Mãe, pai (às vezes só a mãe...) e a criança.
Eu estou com vontade de chegar para cada mulher e homem que pretende ter filhos e falar, com toda a gravidade que o meu semblante for capaz de produzir: a sua vida vai acabar, está entendendo? E você precisa desejar que a outra comece.
Parem de brigar porque uma pessoa veio e lhes roubou as suas rotinas!
(inclusive as rotinas emocionais...)

Deve ser incrível ter um filho!
Das coisas deste mundo, talvez a mais significativa!
Mas é preciso ter espaço (ENORME ESPAÇO) em si para isso.

Nem todo mundo tem (ou nem todo mundo quer disponibilizar-se para ter).
E não há problema nenhum...
Nenhum.
Viu...?
É só escolher um método contraceptivo.

Mas se a criança já veio e você ainda está, tal qual um espírito no umbral, lutando contra isso, apenas pare.
Respire.
Você morreu.
Não há mais nada que possa fazer contra isso.
Chore um pouco, se achar necessário, mas respire novamente.
Abra o peito. Dilate cada costela do seu peito.
É a sua vida nova agora.
Sua vida NOVA.
AGORA.

E para sempre.
(por favor, pare de lutar contra isso

Nenhum comentário: