quarta-feira

Acabei de ler NUM COMENTÁRIO de um texto de Xico Sá que A MULHER ACABA AOS TRINTA E CINCO ANOS (1 - sim, às vezes eu cometo a insanidade de ler comentários; 2 - sim, tenho lá minhas ressalvas a Xico Sá mas, assim por cima, eu gosto).

O texto fala das mulheres ultra ressabiadas com a lábia masculina e que, por causa disso, não botam fé em mais romance nenhum (aquela história chata de Mulher Presa X Homem Predador... meu cu! mas, sigamos). O texto é engraçadinho e eu sei que têm mulheres e homens às pencas daquele jeito. Até aí tudo bem, mas vi que só havia um comentário até então, e resolvi lê-lo.
Era de uma mulher. E ela defendia as Ressabiadas de Plantão. Dizia: "se você tem até 29 anos permita-se viver e talvez ter um romance mas depois dos 35, no fim da vida dedique-se à outros hábitos…". Aí blá, blá, blá, pra terminar assim: "Eu cá para mim penso q depois dos 35 a mulher acaba…"

Uma vez eu estava fazendo um trabalho com um monte de gente que eu não conhecia. E tinha um cara todo prosa contando sobre uma mulher que estava a fim dele, mas que ele não queria pegar porque ela era 'velha'. Lá uma hora ele disse quantos anos ela tinha.
TRINTA.
Eu, que estava dentro de uma van, vestida de 'fada da floresta', pronta pra fazer uma peça infantil ruim numa festa de aniversário, tinha então 30 anos.

Outro causo:
Um dia uma aluna (de uns 6, 7) perguntou se eu era casada. Eu disse que não, ela ficou entre triste e indignada e perguntou minha idade. Trinta e dois.
- Trinta e dois anos e ainda não é casada?! (a menina devia ter uns 6 ou 7 anos, note bem!)
Pelo que lembro respondi algo como "Oxe, Maria Júlia, não é obrigado a casar não, viu?!"
Aí as outras crianças interromperam a conversa e quando eu já tinha esquecido, ela voltou:
- Pró, você não parece ter 32 anos. Você parece ter uns 20; então você ainda pode casar!"

Eu lembro que neste dia eu só pensava "não avançamos nada! não avançamos nada! não avançamos nada! alguém me leva embora deste planeeeeeeta!"

Bem.
Eu só queria dizer que daqui a um mês eu faço 34 anos.
Acabei de mudar de cidade.
Tenho sérias dúvidas em relação à profissão na qual me formei.
Interrompi o começo de outra graduação [[[que acho que é a paixão da minha vida, História te amo, lá lá lá]]] e, pelo que tudo indica, vou ter que recomeçar do zero.
Solteira, sem filhos.

O povo me dá 27, 28, até 19 já me deram! (depende da roupa que eu tô vestida, já percebi ... rs). Então talvez por isto eu ainda não tenha começado a perceber os efeitos do que é ser considerada uma Mulher Velha (sim, segundo a moça do comentário, aos 35 já acabou, irmã!). E, se ser Feia é a pior coisa que pode acontecer a uma mulher, e ser Velha é sinônimo automático de feiura, avalie como este nosso mundo trata as Mulheres Velhas...
[[[[[[eu tive a sorte na vida de ser bolsista da iniciação científica de uma pesquisadora que estuda envelhecimento; e uma das ideias que ela defende é que devemos desconstruir a ideia pejorativa que gira em torno da expressão Mulher Velha]]]]

Eu até brinquei de mentir a idade, mas dá um trabalho tão surreal [e é uma coisa tão ridícula!] que eu {{{envergonhadíssima}}}, parei.

Eu não tenho "cara" de 34 anos e não tenho a vida (profissional/acadêmica/financeira/afetiva) que se espera de uma mulher de 34 anos.
Mas eu tenho, gente... eu nasci em 1980, fazer o quê...?

E estou longe de estar morta.

Mas a minha grande dúvida é: eu sinto pena ou sinto medo das pessoas que pensam assim?