segunda-feira

Em todas as datas festivo-comemorativas (Carnaval, Parada Gay, Dia do Samba, 2 de julho, o que mais vier), o Campo Grande fica interditado. 
Ok, essa parte eu já entendi.
A solução menos cansativa pra mim é descer e pegar o ônibus na Garibaldi.
Mas eu e minha cara de assaltável sentimos medo de descer uma ladeira
deserta
num
dia
de
feriado. 
E, como todo mundo sabe, Salvador 'tá barril!

Então eu decidi pedir informação pro pessoal da Transalvador, que estava organizando o trânsito:

- Os ônibus que passam aqui no Garcia estão indo por onde?
(a mulher ficou calada, olhando pra minha cara)

- Não 'tá vindo ônibus do Campo Grande não... - finalmente respondeu.
(desta vez quem ficou calada, olhando pra cara dela, fui eu)

- A senhora vai pra onde? - então perguntou.
- Pro Iguatemi.
- Xiii... Não vai ter como a senhora ir não...

(coisas assim me fazem odiar desconhecidos)

Fui paletando até a Estação da Lapa.

Cheguei no local que ia fazer meu trabalho um tantinho mais suada que o necessário, mas nem um segundo atrasada! Logo, tinha dado tudo certo, que eu ficasse feliz então!

Trabalho realizado, cachêzinho - pago em espécie - escondido na bolsinha do batom (eu nunca fui assaltada por uma mulher e, contando com a heteronormatividade vigente, escolhi tal lugar para tentar proteger o meu dinheiro).

Mas eu, que sou lerda, esqueci do trânsito modificado, e peguei o mesmo ônibus de sempre. E tive que descer onde?
Na Garibaldi.
E não me restaria nada além de 
subir
a ladeira
deserta
num
dia
de feriado.

E ela não estava tão deserta assim!
Viva!

Só que lá pelo meio eu, que ando rápido, me vi sem "companhia": ninguém caminhando na minha frente, um grupo subindo festivo, mas já muito atrás de mim, e um pouco à minha frente dois homens.

Olha... depois que você é assaltada SEIS vezes, e dois homens que estavam parados, numa área conhecidamente problemática, te olham, se entreolham e vêm andando na sua direção, você não acha que eles estão atravessando a rua; você não acha que eles te acharam gostosa e querem bater um papinho; você corre, mamãe!
Eu disse corre - MESMO!

Estou com as pernas bambas até agora.

**** Um viva à Independência da Bahia! ****

Nenhum comentário: